Fui Convidado Para Um Evento. Com Que Roupa Eu Vou … 0 comentário 7/nov/2012 Dicas capa-com-que-roupa

A moda masculina, hoje em dia muito mais colorida, não abre mão dos clássicos. Mas o que vestir em um evento? Como estar sempre com o traje certo? Meia e calça, combinam? Sapato e calça, combinam?  Descubra o que vestir em cada tipo de evento.

Consideramos eventos formais – aqueles que têm um cerimonial (significado religioso), ou contam com convidados ilustres, onde existe formalidade. Por exemplo: casamentos, formaturas, batizados, inaugurações, recepções à homenageados, eventos beneficentes e todo o tipo de evento empresarial.

Consideramos eventos informais – aqueles que reúnem pessoas mais íntimas. Por exemplo: celebração, como aniversários, reuniões familiares e de amigos.

Vamos aos trajes:

Traje esporte: é o menos formal, usado em eventos pela manhã ou tarde. Por exemplo: almoços informais, lanches da tarde, churrascos, eventos em clubes, etc. O que usar? Camisas de manga curta, camisas polo, camisas de manga comprida sem gravata, calça jeans, no frio pode ter suéter de malha, ou jaqueta de couro. Os sapatos não devem ser os sociais, pode-se usar mocassins ou sapatênis. O tênis pode ser utilizado ser for algum evento com esporte.

Traje de passeio ou esporte fino: pode ser usado em eventos a qualquer horário. O que fará diferença será o tipo e a formalidade do evento. Ideal para ser utilizado em almoços em locais mais requintados, jantares íntimos, cinema ou teatro (exceção para óperas), e também para festas informais (aniversários). O que usar? Se o evento for antes das 18h, pode usar calça esportiva em cores claras (bege, cinza, azul claro, entre outras), e blazer escuro. Mas após as dezoito horas, a noite, só tons escuros (preto, azul marinho, grafite, entre outros). Obs. o grafite, é uma cor que pode ser usada a qualquer hora. A gravata deve ser usada se o evento for depois das 18h.

Traje passeio completo ou social : utilizado somente para traje masculino, designa o uso  obrigatório de gravata. É indicado para eventos noturnos (após às 18h) formais como casamentos, formaturas, coquetéis, inaugurações, vernissages, etc. O que usar?  Terno de padrão único, escuro (o terno claro deve ser para uso nos eventos diurnos), camisa branca (ou azul muito clara) e gravata (discreta). O sapato deve ser social, com as meias combinando com a cor da calça.

Traje Black Tie: Black-tie (traduzindo, gravata preta), termo para trajes masculinos. Indicado para eventos formais e glamorosos, em clubes, espaços de eventos badalados (sempre noturnos), com início por volta das 20h ou mais tarde. Incluem-se nessa lista, além dos casamentos e bailes de formatura, jantares formais ou oficiais e solenidade. Usa-se o Smoking. Em caso de regiões de muito calor, ou eventos ao ar livre, pode-se utilizar o summer. A faixa da cintura e gravata devem ser pretas.

Normalmente, quando se recebe um convite formal, o tipo de traje vem indicado. Alguns eventos determinam o estilo esperado (determinado). A principal regra, que se aplica a todo e qualquer tipo de evento:  Seja pontual, e acerte no traje.

Tags:, , , , ,

Deixe um Comentário

*

*

Nossa Fanpage 4524

Fãs

Siga-nos no Twitter 342

Seguidores

Nosso Feed de Notícias ASSINE

Rss Feed